Taboão da Serra valoriza práticas inclusivas na rede municipal de ensino em Simpósio
Taboão da Serra valoriza práticas inclusivas na rede municipal de ensino em Simpósio
Iniciativa da Secretaria de Educação estimulou a troca de saberes e o reconhecimento de boas práticas
Assessoria PMTS - Publicado em 14.nov.2025
A Secretaria de Educação de Taboão da Serra promoveu na quarta-feira, 12 de novembro, o Simpósio AEE – GAPEs – GAP, no Cemur, com o tema “Perspectivas e Desafios: um diálogo entre saberes”. O encontro reuniu educadores e gestores da rede municipal para trocar experiências e refletir sobre a educação inclusiva, destacando o trabalho dos profissionais que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE), no Grupo de Apoio Pedagógico Especializado (GAPEs) e no Grupo de Apoio Pedagógico (GAP).
De acordo com Lisley de Rezende Amado, diretora do Departamento de Formação, o Simpósio foi um espaço para valorizar práticas e resultados. “Os professores apresentaram experiências que vão além das metodologias, mostrando como a educação inclusiva transforma vidas e fortalece o trabalho coletivo das nossas escolas”, destacou.
Jurema Dantas, diretora do Centro de Referência de Educação Inclusiva (CREI), o evento reforçou a importância do diálogo entre profissionais. “O Simpósio mostrou as práticas positivas e exitosas que acontecem em nossa rede e promoveu uma troca de saberes essencial para o fortalecimento da Educação Inclusiva em Taboão da Serra”, afirmou.
Já para o secretário de Educação, Luciano Corrêa, o Simpósio é um reflexo do trabalho coletivo que fortalece a rede municipal de ensino. “Com esse evento, reafirmamos o compromisso da Prefeitura com uma educação pública de excelência, humana e transformadora. Valorizar os profissionais e garantir oportunidades para todos é o caminho para uma rede cada vez mais inclusiva e eficiente”, declarou.
Premiação
Durante o Simpósio, educadores do AEE, GAPEs e GAP foram reconhecidos por práticas que fortalecem a inclusão e a qualidade do ensino.
Foram premiados com troféus os seguintes profissionais:
AEE
1° Lugar: Paula Almeida de Araújo - EMEB Maria Cebolinha- AEE
2° Lugar: Eliza Naomi Suzuki - EMEB Aracy de Abreu Pestana- AEE
3° Lugar: Nathália Novaes Passadore - EMEB Rachel de Queiroz e Rui Barbosa- AEE
3°Lugar: Alessandra Fernandes da Cunha e Cristiane Santiago Rodrigues - EMEB Franjinha- AEE
GAPEs
1° Lugar: Maria Rosinete Ribeiro - EMEB Prof. Ana Mafalda Barbosa de Carvalho - GAPEs
2° Lugar: Thaís Cristina de Souza Lima e Vera Lúcia Menetrie de Freitas - EMEB Rui Barbosa- GAPEs
GAP
1° Lugar: Elizabeth de Almeida Cardeneth - EMEB Heitor Villa Lobos - GAP
2° Lugar: Elaine Cristina de Oliveira - EMEB Prof. Ester Cordeiro de Souza - GAP
Mais sobre AEE – GAPEs – GAP
O AEE, o GAPEs e o GAP são pilares do atendimento educacional da rede municipal, voltados à promoção da aprendizagem, da inclusão e do desenvolvimento integral dos estudantes.
O AEE identifica e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, elimina barreiras e assegura a participação plena dos estudantes, promovendo autonomia e independência.
O GAPEs, por sua vez, realiza atendimento psicopedagógico a estudantes com distúrbios ou transtornos de aprendizagem, desenvolve ações para o resgate do vínculo com o aprender e orienta profissionais e famílias.
Já o GAP atua diretamente na alfabetização na idade certa, apoia alunos com dificuldades de leitura e escrita, corrige o fluxo escolar e oferece formação continuada aos professores alfabetizadores.