Secretaria de Assistência Social recebe o Projeto Cidadania Itinerante em Taboão da Serra

Iniciativa da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania amplia o acesso da população a serviços gratuitos de documentação e garantia de direitos.

Assessoria PMTS - 13.01.2026

Nos dias 20, 21 e 22, Taboão da Serra recebe o Projeto Cidadania Itinerante, que será realizado no estacionamento do Poupatempo, das 9h às 17h. A iniciativa visa ampliar o acesso da população aos serviços e orientações da Secretaria da Justiça e Cidadania, voltados à promoção da cidadania e à garantia de direitos.

O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e integra uma rede de parcerias entre o Governo do Estado e o município, aproximando os serviços públicos da população, especialmente de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Serviços oferecidos à população durante a ação


Durante os três dias de atendimento, a unidade móvel do projeto disponibilizará uma ampla oferta de serviços gratuitos, incluindo orientações e acesso à Plataforma Trampolim, iniciativa do Governo de São Paulo que conecta cidadãos a vagas de emprego, cursos de qualificação profissional e ferramentas de desenvolvimento de carreira.


Também serão realizados agendamentos para emissão da 1ª e 2ª via do RG, com isenção de taxas para cidadãos que atendam aos critérios legais, além da solicitação de 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, em parceria com o cartório do município. A gratuidade é garantida a pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).


O público poderá ainda realizar o cadastro no ID Jovem, benefício destinado a jovens de 15 a 29 anos de baixa renda, que assegura meia-entrada em eventos culturais e esportivos e descontos no transporte interestadual, conforme o Estatuto da Juventude.


Entre os demais atendimentos estão a criação de conta GOV, orientações sobre seguro-desemprego, elaboração de currículo, consultas ao Serasa, emissão e regularização de CPF e título de eleitor, emissão de antecedentes criminais, além da confecção de documentos como a Carteira da Pessoa Idosa, cartões de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência, e a CIPTEA, carteira de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista.


O projeto também oferece orientações do Procon, atendimentos da Defensoria Pública, Receita Federal, INSS, Polícia Federal, além de serviços voltados à população migrante, com orientações e agendamentos específicos.


Além dos serviços, o Cidadania Itinerante atua no acolhimento e encaminhamento de denúncias relacionadas às políticas públicas coordenadas pela Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, incluindo políticas para mulheres, população negra e indígena, diversidade sexual, enfrentamento ao tráfico de pessoas, proteção a vítimas de violência e crianças ameaçadas de morte, além do atendimento pela Ouvidoria.


A iniciativa conta com a parceria de diversas secretarias estaduais, como Desenvolvimento Regional e Desenvolvimento Econômico, e pode ser fortalecida com a participação de serviços municipais, como o CRAS e programas de empregabilidade, ampliando a rede de atendimento nas cidades que recebem a ação.