Entenda como ações simples do dia a dia podem ajudar a economizar centenas de litros de água


Chuvas abaixo da média neste mês e alto consumo pedem ações de todos para garantir abastecimento; veja como fazer sua parte


Da redação - 10.01.2026


O aumento no consumo de água na Grande São Paulo durante a intensa onda de calor que atinge o estado fez o Governo de São Paulo reforçar a orientação para o uso consciente para economia de água. Adotar gestos simples em atividades rotineiras, como tomar banho, escovar os dentes e lavar a louça, pode economizar centenas de litros de água e aliviar a pressão sobre o sistema de abastecimento.


O aumento do consumo e a estiagem continuam afetando o nível das represas do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), que atualmente opera com 27,4% de sua capacidade. Os modelos meteorológicos indicam uma tendência de chuvas abaixo da média para este mês, o que pode atrasar a recuperação dos mananciais que abastecem a Grande São Paulo.


Veja a seguir alguns exemplos de como fazer sua parte


Escovar os dentes com torneira fechada


Escovar os dentes de torneira fechada pode economizar até 12 litros por vez, o equivalente a 24 garrafinhas de 500 ml, ou seis panelas de arroz cheias.

Banhos reduzidos


Com uma redução de 5 minutos de tempo de banho, é possível economizar até 80 litros, o equivalente a 160 garrafinhas de 500 ml. Essa quantidade de água é o suficiente para hidratar uma pessoa por 40 dias.

Ensaboar louça com torneira fechada


Ensaboar a louça de torneira fechada pode economizar até 80 litros de água, o equivalente a dez banhos rápidos.

Lavar o carro com balde


Lavar o carro com balde em vez de mangueira gera economia de até 300 litros, o equivalente a uma caixa de água pequena.